-
Arquitetos: Selgascano
- Área: 1048 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Tudo neste edifício tem a ver com a escala.
É pequeno, mas tem personalidade forte, como em um circo: cada ato é tão importante quanto o outro, sem hierarquias, e só trabalhando juntos eles criam algo único.
A escala responde às dimensões do terreno. O projeto é composto por cinco edifícios existentes que juntos têm apenas 800 metros quadrados, e todos eles são diferentes em período e forma. A escala também se deve à quantidade de história do lugar. Foi aqui que o filme Blow Up de Michelangelo Antonioni foi filmado, no estúdio do fotógrafo da Vogue John Cowan, e o ator David Hemmings trabalhou nos espaços que você ainda pode reconhecer no filme. Alguns anos depois disso, Richard Rogers teve seu escritório aqui, seu primeiro estúdio pessoal, depois de vencer o concurso para o Centro Pompidou.
Escadas, clarabóias, uma ponte e uma videira que o próprio Richard Rogers plantou no pátio são fragmentos de seu projeto acrescentados à história dos edifícios que preservamos como um tesouro da arqueologia moderna.
O resto foi fácil. Precisávamos estender o mezanino existente e abrir algumas clarabóias para dar mais luz natural aos espaços e às 18 árvores reais que agora estão agregando mais história natural ao lugar. Também precisávamos encontrar uma maneira de cobrir grande parte do pátio, mantendo as videiras vivas. Usamos uma cobertura transparente de dupla camada e para isolá-la trabalhamos com o engenheiro ambiental Adam Ritchie, que propôs preencher o espaço entre as camadas com bolhas de sabão. Demora cerca de 20 minutos para preencher e o efeito pode durar um dia inteiro.
A videira Richard Rogers ainda está muito viva e cobre todo o telhado, além das bolhas.